Quer reescrever seu texto? Vamos mostrar alguns exemplos de reescrever.
O que é reescrever? Essa é uma pergunta antiga que pode ou não ter uma resposta definitiva. A verdade sobre reescrever é que é subjetivo. Depende do que o escritor deseja alcançar e do tipo de conteúdo que está escrevendo. Então, vamos entender o básico da reescrita e falar sobre alguns exemplos.
Reescrever é o processo de reafirmar ou refazer um texto. Pode ser o texto inteiro ou uma seção de tipo de conteúdo específico, como conteúdo acadêmico, criativo ou de blog. O objetivo da reescrita é consertar coisas que não funcionam bem.
Isso inclui os principais elementos de escrita, como o tom do conteúdo, ou se o conteúdo carece de originalidade ou clareza. Um escritor geralmente faz isso examinando o texto original e depois transformando-o em algo mais legível e geralmente aceitável.
Além disso, os redatores costumam recorrer à reescrita para tornar o conteúdo mais legível e claro, alterando o tom do conteúdo. A reescrita geralmente compreende três etapas principais, que são:
Isso pode ser feito reorganizando as frases ou encurtando-as. Também poderia ser conseguido alterando a estrutura de todo o parágrafo ou seção. Normalmente, o objetivo da reescrita é garantir o seguinte:
Portanto, depois de reescrever, isso não significa que o processo está concluído. Você sempre pode mudar e alterar as coisas até achar que o conteúdo está fluindo bem e não tem mais nenhuma falta de originalidade.
Além de tudo isso, os escritores às vezes reescrevem seus textos para evitar o plágio ou remover a duplicidade. Isso ocorre principalmente em casos acadêmicos ou online, pois exigem que o texto seja 100% original. Portanto, fazer isso para citações também pode ser um dos possíveis motivos pelos quais um escritor pode reescrever seu texto.
Ao reescrever o texto, pode ser necessário atingir um ou mais dos objetivos mencionados acima, ou seja, melhor clareza, originalidade e tom do conteúdo. Aqui estão os exemplos de reescrita que devem ajudá-lo:
Você pode reescrever para maior clareza de algumas maneiras. Você pode alterar ligeiramente o tom do conteúdo ou encurtar suas frases. Você também pode optar por palavras mais fáceis. No entanto, a melhor maneira de reescrever para maior clareza é fazer todos os itens acima.
Aqui está um exemplo:
“O redator deve produzir um texto de qualidade cada vez que se senta para escrever, pois é responsável por zelar pela qualidade. No entanto, deixar de produzir tal conteúdo pode resultar em notas ruins ou em um site com classificação baixa – dependendo de para quem eles escrevem."
Existem alguns problemas com este texto, como:
Então, vamos tentar corrigir esse texto:
“Os escritores são responsáveis por zelar pela qualidade, por isso devem produzir textos de qualidade cada vez que se sentam para escrever. No entanto, deixar de escrever com qualidade determinada resulta em notas ruins ou em um site com classificação baixa - dependendo do nicho de redação."
Como você pode ver, esta versão de texto atualizada é muito mais fácil de ler e entender. Aqui está o que ele faz melhor do que o texto anterior:
Portanto, quando você lê o segundo depois do primeiro, tem muito mais clareza.
Reescrever para obter originalidade pode significar que um escritor deseja evitar o plágio ou simplesmente deseja se destacar com um conteúdo exclusivo. Independentemente do seu propósito, a tática permanece a mesma.
Aqui está um exemplo:
“Como as gerações ao longo dos anos disseram “você colhe o que planta”, o jardineiro tentou arruinar as terras de seu colega agricultor e acabou pagando ele mesmo o preço. Isso ocorreu porque as chamas engoliram sua própria terra tanto quanto a de seu suposto inimigo.”
Este texto pode parecer pertencer a um livro, mas não há nada de original nele. Ele até usa um provérbio clichê para descrever os eventos – o que não é uma boa ideia quando você busca originalidade. Veja como você pode consertar:
“O jardineiro queria devastar as terras do seu companheiro agricultor. No entanto, ele mal sabia que as chamas que ele incendiou iriam dominar suas terras – pagando o preço que ele mesmo havia estabelecido.”
Se você descrevesse a última parte, poderia dizer que é curta, amável e direta. Além disso, não utiliza palavras clichês ou provérbios para descrever os acontecimentos.
Nesta seção, veremos como você pode reescrever para alterar o tom do conteúdo de passivo para ativo ou vice-versa. Embora poucos sugiram passar de ativo para passivo, isso é aceito em algumas situações.
Aqui está um exemplo de reescrita do tom do conteúdo:
“O conteúdo foi escrito por ela no meio da noite e ela levou para o professor pela manhã. Porém, o professor disse que não será verificado por ele até o fim de semana.”
Este pequeno parágrafo está repleto de voz passiva, dificultando o rastreamento do assunto e da ação. Também torna um pouco desconfortável a leitura. Conforme mencionado acima, a ação vem depois do objeto na voz passiva. Já no ativo, a ação vem antes do objeto. Veja como:
“Ela escrevia o conteúdo no meio da noite para levar ao professor pela manhã. Ao chegar, o professor disse a ela que só poderá conferir o conteúdo no final de semana.”
Como você pode ver, o sujeito (ela) agora é a primeira palavra, enquanto o objeto (conteúdo) e a ação (escrita/verificação) vêm depois.
Agora acima você leu e conhece os três principais exemplos de reescrita de texto, então como fazer isso? Tornamos a reescrever mais fácil para você:
Estes são alguns dos principais exemplos de reescrever. Compreender o propósito de reescrever é sempre importante porque muitas pessoas pensam que se trata simplesmente de reformular algo. Em vez disso, trata-se de reaproveitar o texto e torná-lo mais apresentável, legível e original.
Insira suas credenciais para acessar sua conta
já tem uma conta? Conectar
Insira suas credenciais para acessar sua conta
Não registrado ainda? Crie a sua conta aqui